
Fenômeno incomum derruba temperaturas no Sul e Sudeste e aumenta alerta para geada em regiões de altitude
Uma frente fria de forte intensidade avança pelo Brasil e deve provocar um cenário incomum para o verão de 2026. O sistema climático traz queda expressiva das temperaturas e pode resultar em geada nas regiões serranas do Sul do país nos próximos dias.
De acordo com o Meteored, a entrada da frente fria está prevista para esta sexta-feira (16), inicialmente pelo Rio Grande do Sul. O encontro do ar frio com o calor acumulado dos últimos dias cria condições favoráveis para tempestades severas, especialmente em áreas do interior gaúcho.
A previsão indica temporais desde a madrugada, com maior intensidade no Oeste do estado, além de rajadas de vento que podem superar os 50 km/h e risco de granizo. As instabilidades devem persistir ao longo do dia.
No fim de semana, o sistema avança em direção ao Sudeste, levando chuva e queda de temperatura para diversas regiões do Centro-Sul. Entre domingo (18) e segunda-feira (19), a massa de ar frio passa a influenciar de forma mais intensa o clima.
As mínimas devem ficar abaixo dos 15 °C em estados do Sul e no Paraná, enquanto na terça-feira (20) o alerta para geada ganha força. Nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os termômetros podem registrar valores próximos de 5 °C, muito abaixo da média para esta época do ano.
O impacto também será sentido no Sudeste. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem registrar temperaturas mínimas até 5 °C abaixo do normal. Em algumas localidades, as máximas não devem ultrapassar os 20 °C, aumentando a sensação de frio, principalmente nas regiões mais próximas do litoral.
Foto: Divulgação
#FrioNoVerão #MudançaDeTempo #GeadaNoSul #ClimaExtremo #PrevisãoClimáti

